Governo do RS entrega projeto do Ecoparque Turístico Molhes da Barra em Rio Grande
Publicação:
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a entrega oficial do projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Ecoparque Turístico Molhes da Barra, em Rio Grande. O ato de celebração do convênio entre o município de Rio Grande e o Governo do Estado integra o projeto Iconicidades, que visa revitalizar e qualificar espaços públicos importantes com foco na sustentabilidade e no turismo. O projeto foi desenvolvido pelo Estúdio 41 Arquitetura, vencedor do concurso lançado em abril de 2022, e traz uma proposta inovadora para os Molhes da Barra, um dos principais pontos turísticos de Rio Grande.
“Estamos entregando hoje, no penúltimo dia de 2024, uma série de obras importantes aqui em Rio Grande, em áreas como história, turismo, mobilidade urbana, esporte e lazer. Essa parceria entre o governo do Estado e o município reforça nosso compromisso, com ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas e transformam cidades com um legado histórico e turístico tão rico como Rio Grande, em lugares ainda melhores para se viver e visitar”, afirmou governador em exercício Gabriel Souza.
O projeto tem o objetivo de transformar a área em um ecoparque integrado à natureza, dotado de infraestrutura turística sustentável, como passarelas de observação, espaços gastronômicos, minimuseu, áreas para educação ambiental e revitalização da orla da prainha da Barra, incluindo um píer para atracação de embarcações de turismo náutico.
Com a entrega do projeto, o município de Rio Grande será responsável por licitar, contratar e executar as obras, além de gerir futuramente o parque. “O Iconicidades é um projeto estratégico para o governo estadual. Ao investir na valorização do patrimônio histórico de municípios gaúchos, buscamos fortalecer a identidade local e impulsionar os negócios da região, além de proporcionar novos espaços de convivência e de acesso à cultura para os cidadãos”, destacou a secretária da SPGG, Danielle Calazans.
Segundo o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, a entrega materializa uma etapa fundamental para melhorias concretas para os cidadãos : “ Este projeto será um catalisador para o turismo responsável, gerando novas oportunidades de negócios e estimulando o empreendedorismo local, com benefícios diretos para a população de Rio Grande e região."
Entre as principais características previstas para o futuro Ecoparque Turístico Molhes da Barra estão:
-
Estacionamento pavimentado
-
Qualificação da área de acesso ao passeio de vagoneta
-
Deck principal paralelo à orla, com áreas de estar, contemplação, gastronomia e sanitários
-
Espaço para food trucks
-
Mirante e passarelas
-
Caminhos para circuito ecológico
-
Píer e espaço para guarda de material de esportes náuticos
-
Equipamentos de comunicação visual urbanística com informações sobre o local
Sobre o Iconicidades
O projeto Iconicidades tem o propósito de tornar as cidades gaúchas mais empreendedoras, inovadoras e criativas. Além disso, estimular a retomada e revitalização de espaços arquitetônicos simbólicos nas cidades para estabelecimento de novos negócios. A ideia é identificar e revitalizar arquiteturas simbólicas em todo o Rio Grande do Sul, dando a elas um novo sentido. Promover o estímulo à inovação e à economia baseada no capital intelectual, contribuindo para criar ecossistemas criativos e que estimulem novos empreendimentos.
A primeira etapa do Iconicidades consistiu no chamamento público aos municípios com pelo menos 100 mil habitantes, com critérios como engajamento e interesse do gestor local, existência de iniciativa prévia que se adaptasse ao projeto, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e a complexidade do projeto. Rio Grande foi um dos municípios selecionados e, após ser o segundo colocado no edital, formalizou sua adesão ao programa em outubro de 2021. A segunda etapa envolveu a realização de concursos públicos para os objetos propostos pelos municípios selecionados na etapa inicial e, na fase seguinte, foi selecionada para Rio Grande a proposta do escritório Estúdio 41 para o desenvolvimento dos projetos executivos e complementares relativos à intervenção.
Além do Ecoparque Turístico Molhes da Barra, o programa também contemplou outros projetos, como o Centro de Gastronomia em Pelotas, o Centro de Inovação e Economia Criativa em Santa Maria, o Complexo Casa de Cultura em Cachoeirinha e o Complexo Casa da Feitoria/Museu do Imigrante em São Leopoldo.
Outras entregas
Na mesma data, foram realizadas também outras inaugurações que reforçam o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento urbano, a promoção do esporte e a valorização do turismo na região Sul. As obras entregues contaram com recursos do Estado e incluem a revitalização da rua Riachuelo, no Porto Histórico, o recapeamento asfáltico da avenida Presidente Vargas e o Complexo Esportivo Ricardo Moraes no Balneário Cassino.
Texto: Raquel Schneider / Ascom EDP