Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Jornada Digital do Produtor Rural facilita acesso aos serviços voltados ao campo

Estratégia rs.gov.br inaugura posicionamento para melhorar a experiência de quem empreende no negócio

Publicação:

painel jornada rural
Lançamento da Jornada Digital do Produtor Rural na Expointer - Foto: João Vitor Borba / Ascom EDP
Com foco em facilitar o acesso aos serviços digitais para os produtores do campo, o governo do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira (27/8), durante painel temático da Expointer, a Jornada Digital do Produtor Rural. 
A solução integra a plataforma rs.gov.br e foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e o Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).
“O lançamento da Jornada Digital representa mais um marco na nossa estratégia de digitalização, com foco na prestação de serviços aos cidadãos e, neste caso, do setor agropecuário, facilitando o acesso dos produtores rurais nas suas atividades”, destacou o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, durante a abertura do evento.
A Jornada Digital do Produtor Rural foi concebida para atender às diferentes necessidades dos produtores em suas diversas fases de atuação no agronegócio. A página está estruturada em três esferas principais: empreendedores em potencial (Quero Empreender), produtores ativos (Estou Produzindo) e negócios e comercialização (Estou Fazendo Negócios). Cada uma dessas categorias oferece serviços específicos que facilitam desde a formalização de novos negócios até a expansão de operações já estabelecidas.
“Esta jornada é mais um passo importante na nossa missão de simplificar e melhorar a vida do produtor rural gaúcho, olhando para essa oferta a partir da perspectiva de quem usa os serviços”, destacou o Diretor-Geral do EDP, Hiparcio Stoffel. 
Entre os serviços oferecidos estão a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), registro de propriedades e atividades rurais, emissão de certificados e notas fiscais, além de ferramentas de consulta a dados sobre clima e solo. 
Além disso, a Jornada Digital foi projetada para ser uma plataforma em constante evolução, com novas funcionalidades e atualizações de acordo com as necessidades dos usuários. “O lançamento da Jornada Digital representa mais um marco na nossa estratégia de digitalização, com foco na prestação de serviços aos cidadãos e, neste caso, do setor agropecuário, facilitando o acesso dos produtores rurais nas suas atividades", apontou o diretor de Soluções Digitais da Procergs, Marco Antonio do Amaral Seadi.
Com a Jornada Digital do Produtor Rural, o governo reafirma seu compromisso em modernizar o setor agropecuário, simplificando processos e oferecendo suporte em cada etapa da jornada do produtor. “Essas soluções nos permitem uma gestão mais eficaz e ágil, contribuindo para a produtividade e sustentabilidade das operações agrícolas no estado, com impacto sobre as cadeias produtivas e para a economia do Estado como um todo” afirmou o chefe de Gabinete da Seapi, Joel Maraschin.
Com uma plataforma premiada e em constante evolução como o rs.gov.br, o governo gaúcho demonstra seu compromisso em promove a eficiência e o crescimento sustentável no agronegócio.
Sobre o rs.gov.br
O rs.gov.br é a plataforma unificada de serviços digitais do governo gaúcho. Lançada em 2019 como parte da estratégia da SPGG, é liderada pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
O rs.gov.br concentra hoje 758 serviços estaduais, sendo 96% deles digitais. Desde seu lançamento, em 2019, a plataforma vem aumentando o alcance dos serviços digitais e proporcionando maior agilidade e praticidade aos cidadãos. O índice atual de satisfação do usuário é de 85%, com uma média de 6,9 milhões de acessos mensais.
A plataforma acumula importantes prêmios, como o primeiro lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) por três anos consecutivos (a mais recente em 2023) e o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) 2021, além de ter ficado entre os três melhores do país no Prêmio iBest 2023 na categoria Governo Estadual, pelo júri da Academia iBest.
Texto: Raquel Schneider/Ascom EDP
 
EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos