Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Painel debate digitalização de serviços para o agro

Publicação:

Silveira, Karen, Stoffel e Maraschin sentados em cadeiras, à frente de um painel com destaques do rs.gov.br, falam a plateia na Expointer
Mediado pelo secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, painelistas abordaram as tecnologias aplicadas às produções rurais - Foto: Lucas Motzkus, SPGG

Um painel realizado na manhã desta quinta-feira (31) discutiu a importância da digitalização de serviços para o agronegócio. Mediado pelo secretário-adjunto de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, o encontro proporcionou uma abordagem vinculada às questões das tecnologias e da era digital aplicadas às produções rurais, pautas norteadoras desta 46ª Expointer.

“O portal rs.gov.br disponibiliza hoje quase 740 serviços, sendo 94% deles digitais, o que leva a um índice de satisfação do usuário de 77%. Dessa forma, o cidadão, no campo ou na cidade, sente que o governo está ao lado dele”, afirmou Silveira. Indicadores como esses levaram o Rio Grande do Sul, pelo terceiro ano consecutivo, ao topo do ranking do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

Os serviços prestados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) acompanham esse bom desempenho: o acesso às mais de 30 funcionalidades do setor disponíveis no portal rs.gov.br saltou de uma média mensal entre 4,5 mil e 5,5 mil, entre 2019 e 2022, para 9 mil por mês em 2023. Somente a declaração anual de rebanho teve um aumento de 56 vezes entre 2019 e 2023.

“É importante lembrar que o agro é um impulsionador no uso das tecnologias, e isso nos coloca um desafio importante, inclusive para fazê-las chegar aos pequenos e médios produtores. A digitalização de serviços e o portal rs.gov.br se soma a esse movimento, porque o digital pode ajudar muito a impulsionar a dinâmica do agro”, destacou no painel o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel.

A diretora de Soluções Digitais do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Karen Lopes, apresentou alguns exemplos de mercado, como algoritmos capazes de identificar pragas em lavouras, e do próprio Executivo estadual. “Aqui na Expointer, o trânsito de animais já é todo controlado digitalmente. Mas a gente precisa ir além, e isso certamente acontecerá por meio da Inteligência Artificial”, analisou Karen.

Completando o time de painelistas, o chefe de gabinete da Seapi, Joel Maraschin, compartilhou a estratégia que norteia a secretaria no tema das tecnologias: “Nossa meta é criar um conceito de política pública ligado a uma nova visão do agro, com inspiração inclusive na iniciativa privada, que é uma grande indutora do uso de tecnologias no campo”, disse Maraschin.

A Estratégia Digital rs.gov.br atua no momento para aumentar ainda mais a digitalização de serviços e para melhorar a experiência digital do cidadão. A iniciativa também já se desdobrou em outro projeto, o RS Digital, que se propõe a apoiar os municípios em sua jornada de transformação digital.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos